Início Brasil Desemprego de longa duração atinge 3,3 milhões de brasileiros, maior patamar desde...

Desemprego de longa duração atinge 3,3 milhões de brasileiros, maior patamar desde 2012

254
0
Fila para conseguir um emprego reúne milhares de pessoas em São PAulo - 06/08/2018 Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo

No Brasil, 1 em cada 4 desempregados busca uma vaga há 2 anos ou mais. Emprego com carteira é o menor já registrado

RIO – Apesar do recuo da taxa dedesemprego em junho, o número de brasileiros buscando uma vagahá mais de dois anos nunca foi tão alto. O desemprego de longa duração atinge 3,347 milhões, informou na manhã desta quinta-feira o IBGE .

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do segundo trimestre de 2019, esse é o maior patamar já registrado desde 2012 (quando teve início a série histórica do IBGE), quando havia 1,516 pessoas nessa condição, e reflete a longa crise econômica que se abateu sobre o país. Com isso, um em cada quatro desempregados no Brasil está nesta condição há mais de dois anos.

Para a analista do IBGE, Adriana Beringuy, esse aumento está ligado à dificuldade dos desempregados se reinserirem no mercado de trabalho: 

— Essa é uma resposta a um processo de redução da ocupação nos últimos anos. A gente percebe que de 2015 para cá está diminuindo a participação de pessoas procurando emprego entre um mês e um ano, e aumentando participação de pessoas procurando trabalho há mais de dois anos — explica.

Ainda de acordo com a analista, os resultados quantitativos positivos do último trimestre ainda não são acompanhados por ganhos qualitativos. A taxa de desocupação do país caiu 0,7 pontos percentuais, passando de 12,7% no primeiro trimestre do ano para 12% no segundo.

Fonte: https://oglobo.globo.com/economia/desemprego-de-longa-duracao-atinge-33-milhoes-de-brasileiros-maior-patamar-desde-2012-23878617